15 de maio de 2006

Mudanças na Segurança do País... Muito à frente

"Um estudo considera que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras é a polícia fronteiriça “mais dispendiosa da Europa e que deverá ser extinta”. As suas atribuições deverão passar para a Brigada Fiscal e para a PJ. "

Muito estranho porque lidar com pessoas não é o mesmo que lidar com mercadorias, como a Brigada Fiscal tem feito! Até porque Não acho, pessoalmente e pelo conhecimento que tenho, que a Brigada Fiscal tenha capacidade e pessoas capacitadas para as funções de Inspecção e fiscalização no Sef... Sendo CIF carreira de investigação e fiscalizaçao do SEF é a unica força/ Serviço de Segurança do pais que da lucro sendo o proprio SEF um serviço com lucros se retirarmos as despesas suportados por expulsoes judiciais que os tribunais nao pagam e que o SEF paga...
Aguardo mesmo o desenrolar desta situação, pois um dos grandes problemas desta "instituição" é a falta extrema de pessoal que faz com que este serviço tenha algumas dificuldades em resolver todo o tipo de problemas a nivel da imigração ilegal no nosso País!

Ainda há mais...

O estudo encomendado pelo Ministério da Administração Interna sugere a extinção do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Corpo de Intervenção (CI) da PSP. O GOE é uma unidade de reserva da PSP especializada para intervir em situações de violência declarada e terrorismo. Cabe ao CI acções de manutenção e reposição de ordem pública, combate a situações de violência concertada e colaborar em acções de patrulhamento e com as outras forças policiais. A serem extintos, as atribuições do GOE e do CI passam a ser tarefa da GNR. Para tal, será criada uma Unidade que irá incluir o actual Corpo de Operações Especiais da GNR, o Regimento de Infantaria, a Companhia Cinotécnica da Guarda e o recém-criado Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro, para os fogos florestais.

O pessoal que andou a estudar para subir de cargo nestas instituições, vai ver todo o seu esforço a ir por água abaixo!
De salientar que o Goe foi considerado a nivel Europeu uma das forças especiais mais organizadas e com mais "efeito positivo"!
Se as coisas estão até a correr bem... Mudar para ...?

E este lindo estudo vai custar aos cofres do Estado qualquer coisa como 72.500€...

Sem comentários: